Cultivando Resiliência, Lucratividade e Saúde do Solo
A agricultura enfrenta o desafio de alimentar uma população crescente enquanto preserva os recursos naturais e combate as mudanças climáticas. A Agricultura Regenerativa surge como uma solução poderosa, indo além da sustentabilidade para ativamente restaurar e revitalizar os ecossistemas agrícolas. A BSG Carbon auxilia produtores rurais e empresas do agronegócio a implementar práticas regenerativas, melhorando a saúde do solo, aumentando a resiliência das lavouras, reduzindo custos e abrindo portas para novos mercados, como o de carbono.
A Agricultura Regenerativa é um sistema integrado de princípios e práticas agrícolas que visa reconstruir a matéria orgânica do solo, restaurar a biodiversidade e melhorar o ciclo da água, resultando em sistemas agrícolas mais saudáveis, produtivos e resilientes. Diferente da agricultura convencional, que muitas vezes pode levar à degradação do solo, erosão e dependência de insumos externos, a agricultura regenerativa foca em trabalhar com a natureza, não contra ela. O problema central que ela resolve é a degradação dos solos agrícolas e a perda de funções ecossistêmicas, que comprometem a produtividade a longo prazo, aumentam a vulnerabilidade às mudanças climáticas e geram impactos ambientais negativos. Ao regenerar o solo, essa abordagem melhora a capacidade de sequestro de carbono, a infiltração de água e a saúde geral do agroecossistema.
A transição para a agricultura regenerativa é um processo gradual, adaptado à realidade de cada propriedade. A BSG Carbon utiliza uma abordagem baseada em cinco princípios fundamentais, aplicando as práticas mais adequadas.
Reduzir ou eliminar a aração e gradagem, adotando o Plantio Direto. Isso protege a estrutura do solo, evita a erosão e preserva a vida microbiana
Utilizar Plantas de Cobertura (mix de plantas) entre os ciclos das culturas comerciais ou em consórcio. A cobertura protege o solo do impacto da chuva e do sol, suprime plantas daninhas, adiciona matéria orgânica e alimenta os microrganismos.
Implementar a Rotação de Culturas diversificada e/ou Consórcios (plantio de duas ou mais culturas juntas). A diversidade estimula diferentes microrganismos no solo, quebra ciclos de pragas e doenças e melhora a ciclagem de nutrientes.
Através das culturas de cobertura e rotações bem planejadas, garantimos que haja sempre raízes ativas no solo, alimentando a microbiologia e mantendo a estrutura do solo.
Adotar sistemas de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) ou Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). O pastejo controlado de animais pode ajudar na ciclagem de nutrientes (esterco), controle de plantas daninhas e melhoria da estrutura do solo.
Nosso processo envolve:
A adoção da Agricultura Regenerativa, com o suporte da BSG Carbon, proporciona uma série de benefícios interconectados:
Aumento da matéria orgânica, melhora da estrutura do solo, maior capacidade de retenção de água e nutrientes.
Menor necessidade de fertilizantes sintéticos, defensivos agrícolas e operações de maquinário (menor revolvimento).
Solos mais saudáveis tornam as lavouras mais resistentes a secas, chuvas intensas e pragas e doenças.
Solos regenerados atuam como sumidouros de carbono, retirando CO² da atmosfera e abrindo potencial para geração de créditos de carbono.
Redução da erosão e lixiviação de nutrientes e agroquímicos para cursos d'água.
Criação de habitats mais favoráveis para fauna edáfica (fauna do solo), contribuindo com microrganismos do solo, insetos polinizadores e outros organismos benéficos.
A longo prazo, sistema regenerativos tendem a ser mais produtivos e muito mais estáveis as intemperes climáticas .
Produtos oriundos de sistemas regenerativos podem ter maior valor de mercado, redução no preço de seguros agrícolas e acesso a nichos de mercados específicos
Enfrentamos desafios com compactação do solo, baixa matéria orgânica e altos custos com fertilizantes nitrogenados.
Implementação de sistema de plantio direto com uso de mix de plantas de cobertura na entressafra. Ajuste de adubação e bioinsumos com base em análises detalhadas.
Aumento de 60%na matéria orgânica em 3 anos, redução no uso de nitrogênio, melhoria na percolação de água, manutenção da produtividade com menor custo, início da quantificação para mercado de carbono.
Enfrentamos pastagem extremamente degradada, erosão e baixa produtividade.
Implementamos o projetos de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, com foco principal na lavoura e pecuária, com isso utilizamos reque único de Eucalipto, rotação de culturas e pastagem, implementamos o pastejo rotacionado, consórcio de forrageiras, adubação biológica e maior qualidade e bem-estar animal.
Aumento da rentabilidade do sistema como um todo, maior capacidade de suporte animal, melhoria visível na cobertura e estrutura do solo, redução da erosão e maior resiliência do sistema
Realizamos os inventários de estoques de carbono, através da coleta do carbono no solo, biomassa, necromassa e florestal, tanto em áreas agricultáveis de soja, milho, trigo, algodão, cana-de-açúcar, quanto em áreas florestais com sistemas agroflorestais, silvicultura, ILPF e restauração/reflorestamento, enviando o solo/biomassa aos laboratórios credenciados para avaliação do Carbono Orgânico Total, posteriormente é realizado um inventário do estoque de carbono da propriedade.
Realizamos o acompanhamento e a modelagem de carbono na área em casos específicos para projetos de carbono.
Descubra como a Agricultura Regenerativa pode transformar sua propriedade. fale com um dos nossos especialistas e solicite um diagnóstico inicial para identificar práticas regenerativas para sua realidade e explorar o potencial de geração de valor ambiental e econômico